Gestão de estoques
Estoques são acúmulos de recursos materiais entre fases específicas dos processos de transformação, também representa a armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro.
FUNÇÃO DOS ESTOQUES
Os estoques servem de reguladores entre os processos de suprimento e consumo de determinado item. O principal objetivo dos estoques é evitar a falta de material, assim como evitar o acúmulo excessivo de estoques em relação a real necessidade da empresa. O excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital investido. Em quanto que níveis muito baixos de estoques originam perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.
CLASSIFICAÇÃO DOS ESTOQUES
De acordo com a natureza dos itens fabricados, das atividades da empresa, os estoques recebem diferentes classificações. Em sua grande maioria os estoques destinam-se a produção e se classificam em:
Estoque de matéria-prima - É o material básico necessário para a fabricação de um determinado produto. Seu consumo é proporcional ao volume da produção.
Estoque de produto em elaboração - São aqueles que estão nas diferentes etapas (fases) de elaboração do produto final, é a transformação da matéria –prima em produtos semi-acabados.
Estoque de produtos semi-acabados - São aqueles saídos da produção que, para serem considerados acabados, passarão ainda por diversas fases do processamento.
Estoque de produtos acabados - Produtos produzidos ou comprados destinados à venda, distribuição ou consumo final.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES
São conhecidos três métodos de avaliação de estoques, e o método escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o