Gestão de Estoque
Bruna Gonzaga da Silva Ferreira 072000151 Autora do Trabalho
Fabini Alvarez Professor
Petrópolis 2012
Gestão de Estoque
Trabalho acadêmico apresentado à
UCP como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina Administração e Organização Empresarial.
Bruna Gonzaga da Silva Ferreira 072000151 Autora do Trabalho
Cláudia Pessanha Professor
Petrópolis 2012
RESUMO 41. INTRODUÇÃO 42. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 42.1. Gestão de estoque 42.1.1 Ferramentas básicas para a gestão de estoque 52.2 Natureza dos estoques 72.3 Funções dos estoques 82.4 Controle de estoques 82.5 Classificação ABC 82.6 Custos de estoques 10
2.7 Níveis de estoques 10
2.8 Avaliação de estoque 13. CONCLUSÃO 1A gestão de estoques é um assunto vital e, freqüentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será. A eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa. É fundamental que as empresas diminuam, ao mínimo, a quantidade de estoques na cadeia de suprimentos, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção.
1. INTRODUÇÃO
A gestão de estoque visa, portanto, numa primeira abordagem, manter os recursos ociosos expressos pelo inventário, em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos.
O controle de estoques é parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver de 25% a 40% dos custos totais, representando uma porção substancial do capital da empresa.
A administração de estoques é de importância significativa na maioria das empresas, tanto em função do próprio valor dos itens mantidos em estoque, associação direta com o ciclo operacional