Pontos essenciais para elaboração de um artigo
Para a elaboração de um artigo científico que tenha destaque, devemos seguir algumas regras essenciais, pois sempre que escrevemos, partimos do pressuposto que esse assunto, tal qual a forma que foi redigido, se tornará interessante para (ao menos) um ou inúmeros leitores.
Inicialmente devemos atentar quais leitores queremos atingir e o que evidenciará nosso artigo, motivo que fará que esse seja realmente lido, ou não.
Não faltam opções de abordagem redacional, mas apenas uma deverá ser escolhida por você, simplesmente tomando como parâmetro a resposta da seguinte pergunta: qual aspecto chamará atenção em meu tema? Essa é a primeira questão a ser respondida antes de iniciar um texto sobre qualquer assunto.
Há outro fator independente que devemos concordar: mesmo que o assunto seja excepcional e o texto chame atenção, haverá pessoas que não terão interesse pela leitura. Por esse motivo, é fundamental frisar que, mesmo se esforçando em redigir bem, sempre deverá prevalecer seu prazer pelo que se propôs a escrever.
Resumo e descritores
O resumo somente será necessário se o texto for produzido para compor uma revista, site ou qualquer outra mídia que tenha peridiocidade, onde publica-se vários artigos de, claro, diferentes autores, pois esse tipo de publicação é híbrida (reúne textos de assuntos diversos). Normalmente é na leitura do resumo que seu potencial leitor decidirá se vale a pena ou não seguir adiante.
Por outro lado, descritores, ou palavras-chave, possuem uma recorrência maior em mídias digitais, como blogs, por exemplo, já que servem para indexar seu trabalho nos índices temáticos e nas ferramentas de busca.
Uma redação pessoal
Quando iniciamos um artigo, a forma mais interessante de fazê-lo (para nós e quem nos lê) é escrever como se estivéssemos de frente com o leitor, falando direta e abertamente a ele. Por isso, nada mais natural que ser...