Gestão de Estoque
Logística
4º Período
Diurno
Gestão de Estoque
Programas de Resposta Rapida
R.A
Nome
132907
Arnaldo Henrique Piacentini Barbaro.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Com a globalização, ou multinacionalização, todos os setores têm sofrido com a concorrência de uma forma mais direta. Esse novo tipo de modelo econômico teve seu inicio na década de 1980 e trouxe um novo panorama que faz com que as empresas busquem encontrar um entendimento entre todos os membros da cadeia de abastecimento e todos os processos internos com a finalidade de economizar o máximo possível e se tornarem mais competitivas.
Buscando essa competitividade, as organizações entenderam a necessidade do compartilhamento de informação e uma integração com fornecedores e parceiros na cadeia de abastecimento a fim de atender satisfatoriamente as novas tendências do mercado. A confiabilidade nos prazos de entrega, quantidades solicitadas e a qualidade dos produtos e serviços devem ser compreendidas e respeitadas. Uma boa administração do estoque é indispensável para o gestor de materiais.
No modelo antigo da cadeia logística predominava o sistema “empurre”, onde a capacidade total de produção era utilizada, sem priorizar a demanda. Desta forma, um grande volume de estoques era gerado, ocasionando em substanciais perdas monetárias.
Hoje, as companhias normalmente possuem custos elevados em seus setores de produção, e o setor de estoques é frequentemente um dos responsáveis por essas cifras elevadas. Reduzir esses custos é uma tarefa em todos os tipos de organizações. Ao adotar o modelo just in time, essas empresas conseguem diminuir o processo como um todo e reduzir significativamente os seu custos com estoque.
Assim torna-se necessário uma gestão de estoque eficiente quanto à aquisição, manufatura, armazenagem e distribuição. Essa administração deve focar o processo como um todo. Começando pela aquisição,