gestão de entidades da administração pública
É a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO PRIVADA A Gestão Pública e a Gestão Privada se distinguem muito nos meios que utilizam em seus exercícios. A Gestão Pública funciona, baseando-se na legalidade, buscando sempre estar de acordo com aquilo que lhe é permitido fazer no exercício da profissão para benefício da coletividade, sociedade, de onde se encontra. Porém, a Gestão Privada incide sobre necessidades individuais, ou sobre necessidades que, sendo de grupo, não atingem contudo a generalidade de uma coletividade inteira. A Gestão Pública tem necessariamente que dar seguimento sempre à satisfação pública: a satisfação pública é o único fim que as entidades públicas e os serviços públicos podem legitimamente atingir, ao passo que a Gestão Privada tem como objetivo, satisfazer fins pessoais ou particulares.
AÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais ações administrativas são:
Fixar objetivos; Analisar;
Conhecer os problemas;
Solucionar os problemas;
Organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
Liderar comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
Negociar; tomar decisões, controlar, mensurando e avaliando;
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro do