Gestão de Câmbio
1- No que consistiu o "curso forçado da moeda nacional"?
R: Consistiu na obrigatoriedade de exportadores e importadores converterem a moeda estrangeira em moeda nacional, no Brasil, junto a um banco autorizado a operar em câmbio.
2- Qual a finalidade do acordo de Bretton Woods?
R: Tinha como finalidade propor um sistema internacional de pagamentos para que o comércio exterior fosse efetuado sem o medo de oscilações selvagens das taxas de câmbio. Propunha coordenar relações econômicas, financeiras e monetária entre os países.
3- Como funcionava o padrão dólar-ouro?
R: Cada banco era obrigado a converter as notas bancárias por ele emitida em ouro, sempre que solicitado pelo cliente. A quantidade de reservas de ouro do país determinava, portanto, a sua oferta monetária. Se um país fosse superavitário em sua balança de pagamentos, deveria importar ouro dos países deficitários. Isso elevaria sua oferta interna de moeda, levando a uma expansão da base monetária, o que provocaria um aumento de preços que, no final das contas, tiraria competitividade de seus produtos nos mercados internacionais, freando assim, novos superávits. Já se o país fosse deficitário na balança comercial, exportaria ouro, sofreria contração monetária, seus preços internos baixariam e, no final das contas, aumentaria a competitividade de seus produtos no exterior. Em resumo, o padrão-ouro visava uma situação de equilíbrio na economia internacional de modo que cada país mantivesse uma base monetária consistente com a paridade cambial, mantendo assim uma balança comercial equilibrada.
4- Contextualize a decadência desse sistema.
Sinais de decadência:
- Amento da taxa de juros
- Imposto sobre a saída de dólares
- Restrição a investimentos e empréstimos ext.
- Ataques especulativos (Ex. França U$ 1,5 bi)
5- Que aspectos devem ser observados para que qualquer pessoa física ou jurídica negocie moeda estrangeira?
R:
6- Qual o