Solucao Lista de Exercicios taxa de cambios Tx
Mercado de Capitais – Solução – Lista de Exercícios – Taxa de Câmbio
Professor: Marcos da Cunha Custodio
01 – A taxa de câmbio pode ser definida como o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional ou vice-versa. Quem são os agentes econômicos, nesse mercado de divisas, que demandam moeda estrangeira? E quem são os que ofertam?
Os agentes econômicos que demandam divisas nesse mercado são os importadores de bens e serviços e outras pessoas ou instituições que desejam ou têm necessidade de remeter recursos para o exterior.
Os agentes econômicos que ofertam divisas nesse mercado são os exportadores de bens e serviços e outras pessoas ou instituições que tenham recebido recursos do exterior.
02 – A função Oferta por divisas pode ser escrita como: . A partir do equilíbrio no mercado de divisas, abaixo representado graficamente. Pede-se:
a) A representação gráfica da nova situação desse equilíbrio quando a oferta por divisas for afetada por: a) y* ; b) p ; c) p* ; d) r ; e) r* e comente sobre a variação ocorrida na taxa de câmbio.
y*:
y* x Od e deslocamento expansionista (à direita de sua posição original) da curva da oferta.
O aumento da renda externa (y*) contribui para a elevação das exportações (x) do país. Com a maior exportação eleva-se a oferta de divisas (Od) nesse mercado, contribuindo para a redução na taxa de câmbio (e) e consequente valorização da moeda nacional.
e
O
O’ e0 A
e’ B
D
0 Q0