GESTÃO DE CUSTOS
1- Conceitue custo e despesa. Resposta:Custo : consumo de bens e serviços para a elaboração de outros bens, ou seja, são gastos que agregados formam um produto e são ativados. “De um modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa.
”Despesa: consumo de bens e serviços com o intuito de gerar receita, significa o consumo do último benefício pelo bem ou pelo serviço e portanto é redutor do lucro. São os gastos necessários para vender e enviar os produtos.
2 - Qual é a diferença entre perda e prejuízo? Resposta:Perda é a ocorrência de consumo de bens ou serviços sem gerar uma contrapartida. É uma ocorrência anormal e deve ser eventual. Enquanto que o prejuízo é o resultado de operações que geraram receita e gastos sendo este último maior que a receita gerada.
3 - Qual a base conceitual para considerar a depreciação como gasto?
Resposta:
Os bens quando utilizados sofrem desgaste, pois estão sendo consumidos, e conseqüentemente perdem valor. A perda de valor também ocorre pela obsolescência. A depreciação é a mensuração da perda de valor do bem pelo seu uso, desgaste ou obsolescência, ou seja, trata-se da identificação do valor da parte consumida seja para fins de obtenção de receita ou para fins de produção de produtos.
4 - Uma empresa comercial adquire mercadoria para revenda no valor de $ 600. Logo em seguida, vende 70% dessas mercadorias por $ 800. Apure o lucro na venda, identificando qual a parcela que continua sendo classificada como custo e qual a parcela que continua sendo considerada como despesa.
Resolução:
AC – Estoques = $ 600 - $ 420(70% x $ 600) = $ 180
DRE
Portanto, $ 180,00 continua sendo classificada como Custo = Ativo e os $ 420,00 como despesa.
5 - Defina com suas palavras o que é um processo industrial.
Resposta:
São atividades requeridas para transformar materiais em um produto. Existem processos industriais que trabalham com uma matéria prima