gestão de crises
O artigo trata de crises e gestão de crises, numa breve introdução apresenta o significado da palavra crise, e como ela se encaixa em diferentes situações cotidianas e organizacionais também.
A crise numa organização é um evento que gera surpresa, prejuízo para varias áreas da organização e sera necessária uma resposta rápida para se manter de pé.
E esse artigo mostra como uma organização deve agir numa situação de crise. Se tratando do ambiente de uma empresa é certo afirmar que em algum momento de sua trajetória ela enfrentará uma crise, um momento comum que pode gerar uma crise na organização é quando há uma fusão ou aquisição, que pode se transformar de um simples processo de mudança em uma crise, outra situação q a gera são as mudanças dentro da empresa, como tecnológicas ou estruturais.
E com isso entramos na gestão de crises, como controlar isso quando se já esta vivendo? O artigo apresenta essa resposta dizendo que “A gestão eficaz da crise requer uma aproximação sistemática e disciplinada baseada na vigilância, na sensibilidade gerencial e em uma boa compreensão da importância do planejamento cuidadoso e da disponibilidade organizacional” (CHONH, 2004). E com esse cenário de crises surgiu uma nova especialidade dentro da administração: gestão de crises.
Apesar de ser um tema com muitas contribuições ele ainda carece em estudos, com poucas comprovações cientificas. E Pearson e Clair sugerem que sejam por algumas razoes, dentre elas: de muitas empresas não quererem mostrar seus pontos fracos para pesquisadores externos, por o tema ser muito recente, e como a necessidade por ações imediatas é urgente durante o período de crise, os pesquisadores não conseguem ir muito a fundo na situação estudada.
Se a crise não puder ser evitada de ser iniciada a gestão de crises tem a difícil tarefa de garantir a sobrevivência da empresa nessa situação, nessa hora qualquer erro administrativo pode ser fatal para a