Gestao de Crise
Pós Graduação – Assessoria em Comunicação Pública
Gerenciamento de Crises
Professor: João José Forni
Alunos: Walter Luiz Pereira Jr.
TRABALHO 1
Resenha do Capítulo Comunicação em Tempo de Crise
Esse trabalho consiste na resenha do Capítulo Comunicação em Tempo de Crise, escrito pelo professor João José Forni. O texto trata do papel da comunicação na gestão de momentos de crise.
A primeira coisa que se deve levar em consideração é que nenhuma empresa está imune de passar por uma crise.
Porém, o que é crise? Crise é qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade, é algo que foge ao controle da organização. Crise não significa uma catástrofe, é uma ruptura nos negócios e estimula a cobertura da mídia.
O papel da comunicação na gestão de uma crise é minimizar os efeitos nos negócios, na imagem e no futuro da organização.
Diversas são as causas geradoras de crises. Estudos indicam que 80% dos casos são causados por problemas de gestão ou falha de empregados. O que deve se ter em mente é que uma crise não tem origem só em calamidades ou eventos de grande porte. As vezes, fatos simples assumem dimensões maiores. E nesse momento, saber comunicar é fundamental para tentar minimizar os efeitos da crise, porém é importante alertar que a comunicação não administra a crise. Ela é responsável em esclarecer de todas as formas e meios os principais stakeholders evitando maiores estragos à imagem. É através da comunicação que o público externo vai tomar conhecimento da “versão” dos fatos. No mundo dos negócios é sensível a forma de divulgar as crises, a versão se torna mais importante que os fatos.
Pesquisas afirmam que 65% das grandes crises deram sinais de que iriam acontecer. Isso mostra que existem ameaças previsíveis, nesse caso, é possível prever as conseqüências e até mesmo planejar ações posteriores. Porém, a origem pode ser inesperada.
Algumas características