Gestão de conhecimentos
A análise é em uma grande empresa X que vende consócio de motos. Na venda de consorcio de motos o cliente paga a primeira parcela à vista ao vendedor e a segunda em diante vem em boleto entregue pelos correios diretamente na residência do cliente. Como muitos de seus clientes são pessoas que moram no interior do estado na zona rural e como os correios não consegue atender a essa região em tempo hábil, foi identificado que os clientes deixavam de pagar o consorcio por não receber o boleto com a segunda parcela. Com isso a concessionária deixa de ganhar 2% sobre o valor de cada moto vendida. O gestor de TI identificou que a Tecnologia poderia agregar neste caso e colocou um notebook com um gerador e um modem gprs/edge para que as visitas nas cidades com a equipe de vendas pudessem imprimir o boleto e entregar em mãos. Os clientes podiam ofertar lance na hora e levar os parentes, amigos ou conhecidos para compra também. Com isso, aumentando assim a porcentagem de lucro recebida pela empresa.
2. Conhecimento Necessários
Os conhecimentos necessários para que esta inovação fosse realizada foi o acesso aos dados da localização de cada cliente através de um ERP. Também foi necessário entender a realidade vivida por aqueles que compravam motos na concessionária, assim a empresa pode investir tempo e recurso para melhorar tanto o atendimento como o lucro. Outro conhecimento necessário é a visão holística de como funciona o processo de vendas de consócio. A equipe de vendas móvel e informatizada também precisava estar preparada para imprimir boletos e ofertar lances. Foram utilizados geradores para gerar energia e internet móvel para acessar o sistema da empresa, deixando assim o negócio funcional em qualquer área geográfica.
3. Ação organizacional
Em nossa avaliação a ação organizacional ocorreu na detecção de que poderia gerar mais dinheiro para a organização se houvesse alguma maneira de trazer os clientes do interior do estado para