Gestão de conflitos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Conflitos Organizacionais
Jefferson Menezes de Oliveira
Santa Maria, dezembro de 2006
INTRODUÇÃO
A Sociologia estuda os grupos sociais em sua função de desenvolver e amadurecer as personalidades, mediante a ação dos processos sociais. Resumindo, a
Sociologia visa o estudo dos processos sociais, uma vez que, indivíduos, categorias, grupos e subculturas agem e reagem continuamente uns sobre os outros, ou seja, estão sempre em interação. A análise da sociedade não requer apenas a classificação das suas partes para a compreensão do funcionamento do todo, mas também, a classificação de seus processos.
A partir da definição de processos sociais, é analisado o processo de conflito presente nas organizações. Através das diferentes conceituações, tipologias e estágios do processo de conflito, são esclarecidas as maneiras de administrá-lo nas organizações a fim de que ele atue de maneira construtiva, apoiando os objetivos do grupo.
I) Definindo Processos Sociais
A sociedade está sempre em processo. Indivíduos, grupos ou culturas estão sempre em interação, segundo Vila Nova, processo social é qualquer ação entre dois ou mais agentes sociais (indivíduos, grupos, culturas, etc) contribuindo para aproximá-los ou afastá-los uns dos outros. Por isso, os processos sociais podem ser coesivos ou positivos, que contribuem para aproximar os agentes sociais, de um lado, e, de outro, disjuntivos ou negativos, os que contribuem para afastar os agentes sociais.
II) Conflitos Organizacionais
1) Definindo Conflito
Podemos encontrar várias definições de conflito. Apesar dos diferentes sentidos que o termo conflito adquiriu, encontramos temas comuns na maioria de suas definições.
O conflito deve ser percebido pelas partes envolvidas, pois, sua existência ou não, é uma questão de percepção. A oposição ou incompatibilidade e alguma forma de interação