Gestão de Competências
De extrema importância para o desenvolvimento da empresa, a análise financeira deve passar por duas etapas:
- Estabelecimento de indicadores financeiros que permitam conhecer as condições financeiras relacionadas ao negócio;
- Estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar a atividade, pois será necessário fazer investimentos em local, em equipamentos, em materiais e em despesas diversas para a instalação e o funcionamento inicial da empresa.
Projeção de capital
- Investimentos fixos: Verifique o montante de recursos necessários para a implantação de toda a infra-estrutura física do projeto (aquisição do ponto, máquinas, equipamentos e instalações, móveis e utensílios etc.).
- Capital de giro: Lembre-se de todos os recursos necessários ao financiamento do ciclo operacional da empresa, ou seja, aquisição de mercadorias, matéria-prima, financiamento a clientes etc. É preciso dispor de dinheiro em caixa ou no banco. Vale lembrar que vendas à vista, aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores, redução de estoques em níveis aceitáveis e maior rotação de estoques diminuem a necessidade de capital de giro.
- Faturamento: Ao projetar as quantidades para vendas de produtos ou serviços, é preciso multiplicá-las pelo preço de venda. A projeção do faturamento deve ser resultante do potencial de mercado, da capacidade produtiva e da força de vendas da empresa.
- Custos fixos: É extremamente importante conhecer os custos que fazem parte da estrutura da empresa (por exemplo: aluguel de imóvel, honorários do contador, salários do pessoal administrativo, encargos). Esses custos independem da ocorrência de vendas.
- Custos variáveis: Liste todos os custos que variam diretamente com quantidade de vendas. Para cada segmento, deve-se verificar os tributos que incidem diretamente sobre o preço de venda a ser praticado na comercialização do produto