Gestão de canais de distribuição e trade marketing
Canais de Distribuição
A Distribuição Física é o transporte dos matériais a partir do produto até o consumidor é responsabilidade da área de distribuição, que faz parte de uma administração intregada de materiais ou sistema de logística. Slack Chambers; Johnston,2002.
McCarthy e Perreault 1997; Define a distribuição física como:
O transporte e a estocagem de bens para atender às necessidades de consumidores-alvos com um composto de marketing.
Dizem eles: Logística é outro nome comum para distribuição física.
Os principais desafios e oportunidades de Distribuição físicas, segundo McCarthy e Perreault (1997) são:
· Coordenação das atividades de distribuição física entre as empresas,reduzindo os conflitos e obtendo vantagem competitiva;
· Reduzir custo usando a abordagem do just in time, apesar dos riscos de fornecimento; o just in time exige uma quantidade mínima de fornecedores, às vezes sendo único ou exclusivo.
· Evitar os problemas éticos que possam surgir,atuando com mais responsabilidade social.
O Cross Docking é um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida no armazém ou em um centro de distribuição não é estocada, mas , sim, imediatamente preparada para ser transportada para os varejistas.Uma sincronia perfeita do que entra e do que sai é crucial.
Há também o Merge in Transit., que é considerado como uma extensão do Cross Docking, combinado com o Just In Time, buscando -se evitar grandes estoques intermediários, mas exigindo esforços de planejamento e coordenação bem mais rigorosos.
Segundo Lacerda apud Fleury, Wanke e Figueiredo (2000) os transit. points: são instalações similares aos centros de distribuição, cuja diferença é a inexistência de grandes estoque.
Canal de Distribuição e o caminho particular pelo qual os produtos passam - por centro de distribuição (armazéns, depósitos), atacadistas e varejistas.
Em Batalha (2001), diz-se que , enquanto o canal