Poluição da agua para educação infantil
A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. Dentro dessa complexa mistura, há uma coleção variada de vida vegetal e animal. A água, considerada o solvente universal, é de extrema importância para a vida de todas as espécies, sendo responsável pelo transporte de nutrientes, considerada regulador de temperatura corporal, entre outros fatores. Porém, apesar de todos os aspectos benéficos proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. O lançamento de efluentes industriais, agrícolas (pesticidas e fertilizantes químicos), de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveis pela poluição das águas.
A água é usada para diferentes fins, serve para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios. Além disso, abastece as cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na agricultura. Devido a isso tudo, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar livre de microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças. Isso é obtido através de tratamento, desde de sua retirada nas fontes até a chegada nas residências. A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, o que pode atingir o homem de forma direta ou indireta.
Poluição da água é a maior causadora de mortes e doenças por todo o mundo e que seja responsável pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente.
Há três formas principais de contaminação de um corpo ou curso de água, a forma química, a física e a biológica: * A forma química altera a composição da água e com esta reagem; * A forma física, ao contrário da química, não reage com a água, porém afeta negativamente a vida daquele ecossistema; * A forma biológica consiste na introdução de organismos ou microrganismos estranhos àquele ecossistema, ou então no aumento danoso de determinado organismo ou microrganismo já existente.
Uma água potável, ou seja, própria para o consumo.