Gestão de Ativos Intangiveis
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE ATIVOS INTANGÍVES
SÃO PAULO
2013
RESUMO
INTRODUÇÃO
Em um mundo globalizado com um mercado altamente competitivo torna-se fundamental que as organizações se adaptem aos novos tipos de culturas empresariais. Foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucratividade para as organizações. Hoje, o olhar empresarial também está voltado para os ativos intangíveis das organizações. Os ativos intangíveis se tornaram decisivos para a criação de valor sustentável.
Podemos entender como ativos intangíveis, “conhecimento existente na organização para criar vantagem diferencial” ou “capacidades dos empregados da empresa para satisfazerem as necessidades dos clientes”. Os ativos intangíveis abrangem itens diversos como: patentes, direitos autorais, conhecimento da força de trabalho, liderança, sistemas de informação e processos de trabalho.
O presente trabalho tem por finalidade abordar os conceitos a cerca da gestão dos ativos intangíveis, gestão do conhecimento através de um estudo de caso de empresas que utilizam os ativos intangíveis e a gestão do conhecimento para contribuir com a geração de valor, otimização das operações e para melhoria do atendimento ao cliente final. Ao longo do trabalho poderemos constatar os principais desafios encontrados na organização: aplicar a gestão do conhecimento de forma alinhada aos negócios, orientada para os objetivos estratégicos da organização.
2 – CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A empresa Y é uma rede de clínicas odontológicas de pequeno porte (de acordo com os critérios do BNDES). Atua no segmento de prestação de serviços com 9 unidades clínicas espalhadas pela cidade de São Paulo (Santana, Moema, Brigadeiro, Tatuapé, Santo André, Lapa, Guarulhos, Freguesia do Ó e Santo Amaro), contando com um quadro de funcionários de aproximadamente 100 funcionários. Os produtos