Gestão das organizações
1) O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)
a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)
R: Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
Princípio da preparação dos trabalhadores.
O Princípio da preparação dos trabalhadores é um dos quatro princípios da Administração Científica segundo Frederick Winslow Taylor, consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga. b)Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)
R:As críticas ao sistema de Taylor podem ser resumidas em dois grupos: mecanização – que desestimula a iniciativa pessoal do operário, tornando-o “parte da máquina”, não considerando os seus aspectos psicossociais; e esgotamento físico – resultado frequente da ânsia do operário em realizar mais do que o previsto, para aumentar o seu pagamento; Como consequência, este sistema tende a: especializar demasiadamente a produção do operário, tornando-o apêndice da máquina; destruir a iniciativa própria, e de algum modo o relacionamento interpessoal; atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptidões dos operários.
2) A Teoria das Relações