Ergonomia
FATEC/SENAI/CORUMBÁ-MS
Faculdade de Tecnologia
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Evento - 5529
Adimil E. de Oliveira
Daiane
Jéssica Campos
Joyce Christina
Marise Sales
Sandra Meneses
Trabalho de Ergonomia.
Corumbá
2013
O que é LER?
LER não corresponde a uma doença ou enfermidade. LER é a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculosqueléticos. São diversas afecções que apresentam manifestações clínicas distintas e que variam em intensidade.
O que é DORT?
São caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.
OBS: Geralmente são causadas por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER/DORT.
Origem da LER/DORT:
Na década de 80, trabalhadores submetidos a intensas jornadas de trabalho, muitas associadas à baixa remuneração, ergonomia inapropriada e ao estresse, passaram a apresentar vários sintomas heterogêneos que resultaram em ações trabalhistas. Na ausência dos conhecimentos médicos atuais, esse grupo de sintomas foi reunido em uma sigla arbitrária (LER, e depois, DORT) quando, de fato, representavam muitas doenças, com causas, mecanismos e tratamentos diferentes. O desconhecimento que marcou esse período atribuiu, equivocadamente, a causa de todas essas doenças às repetições de movimentos no contexto do trabalho. Esse equívoco foi facilitado pelo fato de a maioria dos trabalhadores em litígio trabalhista serem provenientes da indústria, que produz em série. Não havendo uma