Gestão da Qualidade em Serviço Médico
Carlos Jun Osaki
RESUMO
O conceito de gestão da qualidade surgiu nos Estados Unidos mas foi adotado e aperfeiçoado pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando alguns engenheiros passaram a perceber a necessidade de se adotar critérios que auxiliassem não só na melhoria e da produção, mas também a melhoria da qualidade dos produtos fabricados de tudo o mais que pudesse influenciar na qualidade, como pessoas e ambiente. Desde então, diversos autores têm proposto conceitos de gestão da qualidade que naturalmente, foram sendo aplicados também a outras atividades, entre elas a prestação de serviços. Neste trabalho, procuramos avaliar a gestão da qualidade em um serviço médico especializado em oftalmologia, buscando analisar quais instrumentos utiliza para a gestão da qualidade, a eficácia desta gestão e ao final, propondo um plano de melhoria desta gestão.
Palavras chave:
1. Qualidade em serviços;
2. Melhoria contínua;
3. Gestão.
A ORGANIZAÇÃO: CENTRO OFTALMOLÓGICO DE ARAGUAÍNA LTDA
O Centro Oftalmológico de Araguaína Ltda, é uma empresa prestadora de serviços médicos na especialidade de Oftalmologia, localizada na cidade Araguaína, Estado do Tocantins, onde atua há 24 anos. Possui sede própria construída dentro de padrões exigidos pela Vigilância Sanitária Estadual e oferece como serviços: Consultas, Cirurgias, Adaptação de Lentes de Contato e Exames Complementares Oftalmológicos. O atendimento às Consultas e Exames é realizado diariamente de segunda a sexta-feira, em horário comercial. As Cirurgias são realizadas de segunda a sexta-feira às 19 horas.
As cirurgias são realizadas no Hospital Dom Orione, que possui centro cirúrgico apropriado para a realização de procedimentos atendendo às exigências da ANVISA. Noventa e cinco porcento (95%) das consultas são de pacientes particulares e apenas cinco porcento (5%) das consultas correspondem a pacientes de convênio, todos atendidos por apenas um médico