GESTÃO DA PRODUÇÃO
Tornar compatível a capacidade de produção, estoque e demanda é a função do Plano Mestre de Produção, por este motivo essa é provavelmente a etapa mais importante do processo de planejamento.
Elaborar o plano mestre com o Seed APS, proporciona a tranquilidade necessária para a produção, bem como fornece ao departamento de vendas uma ferramenta de negociação de prazos, ao departamento de compras uma visibilidade do consumo de material e para a produção uma visão realista do que se produzir.
Vendas
A Execução do Plano Mestre permite determinar com maior precisão a data de entrega do pedido, otimizando o atendimento e permitindo ao departamento de vendas obter informações exatas para estabelecer negociações com clientes a fim de adequar a necessidade deles com a real capacidade da empresa, bem como para priorizar as entregas, seja por cliente, por setup ou qualquer outro critério.
Compras
Com o Plano Mestre nivelado com a capacidade é mais simples ajustar as datas das Ordens de Compra de materiais críticos, pois a explosão das Ordens de Produção de produto acabado geram necessidades exatamente quando serão usadas.
O Plano Mestre permite que haja uma visibilidade do consumo desses materiais e se antecipar para eventuais problemas de falta de material, sem precisar recorrer a estoques de segurança elevados.
Produção
Com as Ordens de Produção ajustadas à capacidade, fica mais simples ter os componentes e matéria-prima na data de seu uso, com isso a credibilidade da Ordem de Produção aumenta a ponto de algo fora do planejado ser considerado uma exceção, pois pode-se considerar as datas das ordens como datas possíveis de serem fabricadas.
Com todos os recursos disponiveis (máquina, homem, equipamentos, ferramentas), apenas eventualidades podem impedir que a produção não aconteça conforme o previsto.