medição paquimetro
MEDIÇÃO COM PAQUIMETRO
GERALDO TEIXEIRA DE SOUSA
Matricula: 20131106225
Curso: Engenharia Elétrica
Campus: Barra da Tijuca
Disciplina: Técnica de Laboratório de Física I
Introdução
Teoria dos Erros – Metrologia ( Paquímetro )
“Qualquer medida que fizermos será sempre afetada por algum tipo de erro. Como explicaremos a seguir, esses erros podem ser causados pela qualidade (ou falta de) dos instrumentos, pela falta de cuidado do observador, ou podem ser erros estatísticos. Os principais tipos de erros são:
Erros sistemáticos - são aqueles causados por defeitos dos instrumentos, por exemplo, falta de calibração. Para identificar e calcular esses erros deve-se mudar o instrumento de medida. No caso de erros sistemáticos, as medidas serão afetadas em conjunto, sempre para mais ou para menos.
Erros casuais - são aqueles causados em geral por variações nas condições em que as medidas foram feitas: temperatura, pressão, umidade e por erros de leitura por parte do observador. Em geral, nesse tipo de erro, há igual probabilidade de que as medidas sejam afetadas para mais ou para menos; efetuando-se uma série de medidas e calculando-se a média, consegue-se compensar de certa maneira o efeito desse tipo de erro, obtendo-se uma melhor estimativa da grandeza física que se quer medir.
Assim, todas as medidas de uma propriedade física estão afetadas por uma incerteza, que vamos chamar em geral de erro, desvio ou imprecisão da medida. Deste modo, os resultados das medidas devem ser expressos de tal modo que se possa avaliar a precisão om que elas foram feitas (ou calculadas).” Jorge Diego Marconi - Unicamp
O texto acima é um conceito do que estamos estudando, e nos dá um conhecimento sobre as medidas e os trabalhos que temos realizados em sala de aula, especificamente neste contexto este ultimo Medição com Paquímetro.
Quando fazemos medição com um instrumento passamos a analisar os