Gestão da produção em uma empresa de carrocerias de ônibus
Anilvio dos Santos Silva (WPÓS)
E-mail: anilvios@bol.com.br, Rua Ramiro Barcelos, 2193 – São José
CEP 92425650 – Canoas – RS. Fone 54 81314083, 91590417 e 92154912.
RESUMO: Este artigo refere-se a um estudo realizado em uma empresa montadora de ônibus(Comil Ônibus S/A) localizada na cidade de Erechim, norte do Rio Grande do Sul, na área sistemista(confecção das peças utilizadas para a montagem das carrocerias dos ônibus). A metodologia utilizada foi a aplicação de um modelo para minimizar o tempo e a quantidade de mão de obras para a execução do processo produtivo, com base nos sistemas kanban e Toyota. Com a aplicação do modelo, diagnosticou-se que perde-se muito tempo produzindo sem controle de parâmetros, sem procedimentos e planejamento do processo, a informatização é uma ferramenta de grande importância dentro do processo de otimização.
Palavras-Chave: Controle de Parâmetros, Procedimentos, Planejamento e Informatização.
1 - INTRODUÇÃO
Segundo sistema Toyota/Kanban
O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa. O Sistema Toyota também pode ser chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing.A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do