Gestão de produção
RESUMO: Este artigo refere-se a um estudo realizado em uma empresa montadora de ônibus(Comil Ônibus S/A) localizada na cidade de Erechim, norte do Rio Grande do Sul, na área sistemista(confecção das peças utilizadas para a montagem das carrocerias dos ônibus). A metodologia utilizada foi a aplicação de um modelo para minimizar o tempo e a quantidade de mão de obras para a execução do processo produtivo, com base nos sistemas kanban e Toyota. Com a aplicação do modelo, diagnosticou-se que perde-se muito tempo produzindo sem controle de parâmetros, sem procedimentos e planejamento do processo, a informatização é uma ferramenta de grande importância dentro do processo de otimização.
Palavras-Chave: Controle de Parâmetros, Procedimentos, Planejamento e Informatização.
1 - INTRODUÇÃO
Segundo sistema Toyota/Kanban ...
2 – A ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO
O estudo foi realizado em uma empresa montadora de ônibus(Comil Ônibus S/A) localizada na cidade de Erechim, norte do Rio Grande do Sul, na área sistemista(confecção das peças utilizadas para a montagem das carrocerias dos ônibus). Adquirida em ... A formação jurídica da empresa é ..., sua atividade principal é a fabricação de carrocerias de ônibus. Possui um corpo fabril com cerca de três mil funcionários e sua produção é dividida em quatro linhas de ônibus: micro ônibus, urbano, rodoviário intermunicipal e rodoviário interestadual.
Hoje, tem uma produção diária de vinte ônibus por dia e possui uma meta para 2012 de produzir vinte e cinco ônibus por dia e aquisição de uma nova unidade fabril para a produção dos urbanos, esta unidade ainda está sendo analisada a localização, mas com perspectiva de ser no sudeste do Brasil. A Comil ônibus possui uma empresa montadora no México, no Brasil confeccionamos as peças e a empresa do México monta as corrocerias.
3 - A ADMINISTRAÇÃO E A PROBLEMÁTICA DA FALTA DE MÃO DE OBRA
Segundo