Gestão da marca skol
PROMOÇÃO
Skol tem um histórico de pioneirismo em marketing responsável. O comercial "ET", veiculado no verão do ano 2000, foi o primeiro a abordar o assunto. O filme mostra um extraterreste dançarino que, assim que sai de uma balada, tem uma atitude consciente: entrega a chave de seu OVNI para quem o acompanhava, alguém que não estava sob os efeitos do álcool.
Em 2001, a marca veiculou uma mensagem mais explícita. Uma vinheta, exibida durante a exibição de jogos de futebol na TV, mostrava uma latinha de cerveja transformando-se num táxi. A finalidade: incentivar o uso deste meio de transporte em ocasiões de consumo de bebidas alcoólicas. Esta foi a primeira campanha de uma marca de cerveja sobre o tema.
Dois anos depois, em 2003, Skol foi a primeira a exibir o slogan: "Beber redondo é beber com responsabilidade". No mesmo ano, a marca inovou ao divulgar o filme "Aliança" - um casal aparecia saindo de uma danceteria e o rapaz dava à moça o que aparentemente era um anel de noivado, mas, na verdade, eram as chaves do carro. Ainda em 2003, o filme "Max Laser" estimulava os motoristas a optar pelo táxi após o consumo de álcool, alertando o público a não dirigir após beber.
Em janeiro de 2005, a marca foi a primeira marca de cerveja a inserir mensagens de alerta como "Se beber não dirija" no contexto editorial das propaganda. O primeiro filme com a novidade foi o "Manifesto Redondo", da Skol, em que o cantor e compositor Carlinhos Brown e Falcão, vocalista do O Rappa, transmitiam mensagens sobre consumo responsável.
Outro destaque nessa história é o filme Carros, desenvolvido em 2006 pela F/Nazca para a Skol. No comercial, um rapaz aparentemente alcoolizado entrava no automóvel e era impedido de dirigir. A peça foi indicada para o Prêmio ESPM-Renato Castelo Branco de Responsabilidade Social na Propaganda.
A Skol criou ainda a campanha "Motorista da Rodada", em 2008, para valorizar o "amigo da vez", aquele que deixava de beber para poder