O que é o ipv6 ?
Fruto da necessidade de mudanças na internet, o IPV6( Internet Protocol Version 6 ) é a evolução do IPV4, versão em uso atualmente do protocolo de comunicação para internet.
O IPV4 permite que 4.294.967.296 de endereços IP estejam em uso. O grande problema é que o número de site e o número de sites cresce exponencialmente no mundo todo. Como é impossível usar um mesmo IP simultaneamente na internet, é necessário que cada usuário, cada site ou cada serviço tenha um endereço IP exclusivo. O crescimento da internet vai levar a um ponto em que faltará números IPs.
A proposta do IPV6 é vir como solução a este problema, trazendo novos recursos como suporte a novas tecnologias de rede (ATM, Gigabit Ethernet, entre outros).
Como o IPV6 consegue solucionar o problema da limitação de IPs atual do IPV4 ?
O IPv4 usado hoje é uma combinação de 32 bits. O IPv6 é uma implementação de 128 bits, o que eleva extraordinariamente o número de endereços IP disponíveis.
Os endereços do IPv6
A grande inovação do IPV6 é a mudança no sistema de endereçamento de 32 bits para 128 bits, passando a possibilidade de termos :
340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 IPs disponives. O que é um número quase inimaginável de IPs. Com isso abre-se a possibilidade também de cada máquina ter mais de um IP, assim serviços diferentes poderão ser executados simultaneamente numa usado conexão exclusiva na mesma máquina.
Foram desenvolvidas tecnologias para o endereçamento por dispositivo usando-se mais de um IP:
Unicast: neste esquema, um determinado dispositivo pode ter mais de um endereço. Para tanto, tais endereços são divididos em grupos;
Multicast: neste esquema, uma único dispositivo consegue identificar várias interfaces na rede, permitindo o envio individual de pacotes;
Anycast: este tipo é uma variação do multicast, onde o endereço IP pode estar atribuído a mais de uma interface, ao invés de uma individual.
Diferente do agrupamento de 8bits do IPV4,