Gestão da inovação - repetição de temas entre pesquisadores
UFPEL - Epidemiologia
Gestão da Inovação – Marcos Cavalcanti
Bernardo Costa, Fernando Sampaio, Filipe Yamamoto, Pedro Lemos e Pedro Figueiredo 05/12/2011
Escopo do Trabalho:
Nosso trabalho é desenvolver uma pesquisa sobre os artigos publicados por pesquisadores 1A da UFPEL – Epidemiologia. Além da pesquisa sobre os artigos, iremos detalhar os critérios de avaliação dos artigos definidos pela CAPES e usados pela UFPEL. A partir dos artigos publicados, devemos pesquisar os temas mais freqüentes pesquisados por autor, para que possamos analisar se está havendo uma forte repetição de temas ou não. Para facilitar o trabalho, somente serão abordados os artigos escritos a partir do ano 2000. Nessa pesquisa encontramos alguns problemas como: - Ao procurarmos os pesquisadores de Epidemiologia da UFPEL, não encontramos os níveis de todos eles. Com isso, só podemos analisar 3 pesquisadores da categoria 1A. - O domínio dos temas (Epidemiologia) não é de total conhecimento dos componentes do grupo, o que atrapalhou a definição dos temas dos artigos. - Cada um dos autores, possuía mais de 100 artigos de 2000 até agora, o que tornou impossível a abertura e leitura de todos. Com isso, os temas foram definidos, com base nos títulos e nas palavras-chave dos artigos.
Critérios de pontuação de artigos
A CAPES define trienalmente critérios para avaliação dos artigos. Durante a pesquisa foram encontrados dois conjuntos de critérios definidos, um para o triênio 2004-2006 e outro para o triênio 2007-2009. Triênio 2004-2006 Os critérios para pontuação de produção bibliográfica são definidos de acordo com a figura abaixo.
A diferença dos entre os níveis A, B e C se dá pelo quão conceituado é o local (revista, institutos, etc) da publicação. Os mais conceituados possuem nível A e os menos nível C. Podemos perceber que há uma maior pontuação para os artigos publicados internacionalmente do que os publicados no Brasil. Além da pontuação