Introdução à engenharia - pesquisa tecnológica e criatividade
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Raphaela Moura Ribeiro Nogueira
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Pesquisa Tecnológica e Criatividade
Belo Horizonte
Setembro de 2012
2
1. INTRODUÇÃO
A engenharia sempre esteve ligada à criatividade, desde os primórdios, onde foram utilizados de pedaços de pedra e ossos para se construir equipamentos de caça. Até os dias atuais onde o engenheiro tem o importante papel de facilitar e desenvolver técnicas com finalidade do aumento de qualidade de vida da sociedade num geral. O tema "criatividade" tem sido abordado em diferentes áreas, caracterizando a natureza de um método interdisciplinar do conceito, que se estabelece como um valor contemporâneo, ajustado aos objetivos mais diversos.
Percebe-se que o estímulo à criatividade acontece nas mais diferentes áreas do ensino escolarizado, sendo que, principalmente nas áreas ligadas à criação artística, esse fato se manifesta como uma constante. Sendo assim, a
Área da Arte tornou-se um importante campo para desenvolver estudos sobre o tema proposto.
O termo criatividade é apresentado como o objeto principal do presente estudo, configurando-se como imprescindível na relação entre cultura, inteligência e habilidades. Ligada ao estudo das estruturas e dos modos de conhecimento, tem sua principal função, de ser elemento constitutivo e operativo, manifestando-se, na arte, como atividade criadora, revelando concepções que encontram sua origem em estudos estéticos ligados aos conceitos de belo, gosto e sensibilidade, submetida aos processos da imaginação, encontrando a sua origina-se estética romântica do século XVIII.
Também é proposto o estabelecimento de um movimento pela inovação tecnológica, com quatro bases: compreensão do que é (e do que não é) inovação tecnológica; valorização de cada componente relevante; reconhecimento do caráter sistêmico e auto coordenado; e estabelecimento de suporte adequado.
3