O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil – gleice azambuja elali
Data: 12/08/2011.
Aluna: Aline Alves Rigolon.
A sociedade é revelada pelo sistema escolar e sua organização. Além da difusão de conhecimentos, a escola é responsável também pela transmissão dos valores de uma cultura entre gerações.
O ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimento infantil e para a preferência da criança pelo contato com a natureza. Além do mais ele pode influenciar na saúde dos alunos.
Na escola o meio físico possibilita a decodificação e a aprendizagem até mesmo de normas sociais. Ele tem impacto direto sobre seus ocupantes facilitando ou inibindo comportamentos, os quais o indivíduo envolve a interação com o espaço e no espaço, desde atividades simples a complexas.
A escola é um dos principais elementos do ambiente social da criança, é onde ela interage, necessitando de espaços variados, tanto construídos pelo homem quanto naturais. O espaço exterior é fonte de saúde e elemento gerador de curiosidade, sendo assim, deve dispor de área verde e animais para acompanhamento das estações do ano e da evolução natural.
A consolidação do Movimento Moderno em Arquitetura aliada ao incentivo à maior democratização no uso do espaço proporcionado por algumas linhas pedagógicas fez com que a planta-livre ou aberta passasse a ser considerada solução adequada para muitos ambientes escolares.
Há a importância, ao se pensar num projeto de escola, de levar em conta a mutabilidade, natural nas coisas humanas, pois os métodos não duram para sempre e ao tornarem-se obsoletos exigem reciclagem. A delimitação dos ambientes destinados à educação infantil (áreas livres espaçosas, parte ensolaradas, partes sombreadas) tem sido cada vez mais importante, pois tais locais permitem às crianças desenvolver a psicomotricidade ampla, participar de jogos ativos e