Resumo jogo de empresa
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MBA em Gestão e Governança de TI
Jogos de empresas Resumo: Gestão de RH
Turma 90GTI
Prof. Flávio E. F. Barros
Aluno: Rita Vidrich - RM 44432
São Paulo
2013
Título do artigo: Educação corporativa e geração de vantagem competitiva Autores: Ana Carolina Tanaka Seara e Antonio Carlos Aidar Sauaia Descrição do problema/objetivo do artigo:
Com a crescente pressão da concorrência e o aumento da automatização de processos, as máquinas passaram a fazer, com maior agilidade e segurança, atividades antes realizadas pelo homem, extinguindo o modelo mecanicista anterior que se tornou mais complexo. Neste contexto, o papel do ser humano nas organizações evoluiu, passando de uma cultura servil e cumpridora de padrões para uma cultura de inovação, criação e aplicação de conhecimentos em busca do diferencial competitivo para a organização. Assim, a educação, tornou-se permanente em face do processo constante de inovação e obsolescência do conhecimento.
Este método, antes de tudo, deve ser um centro de resultados para o acionista por meio de aumento do valor agregado do patrimônio líquido da empresa. Referencial citado:
Para Dave Ulrich (1998), num ambiente empresarial global, instável e tecnicamente exigente, encontrar, desenvolver e manter pessoas talentosas será o desafio permanente das empresas. Foi considerando esta ideia que os pesquisadores encontraram a justificativa para implantar universidades corporativas e o ensino corporativo entrou na pauta das empresas.
Os departamentos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) assumiram o papel central de difusão de informação e de práticas nas organizações, apresentando resultados modestos em sua atuação. Meister (1999) definiu como educação corporativa a necessidade de “sustentar a vantagem competitiva inspirada no aprendizado permanente e no desempenho excepcional”. É a forma de alavancar novas oportunidades, entrar em