Resumo Jogos de Empresas
No artigo cientifico Jogos de Empresas: Considerações teóricas, publicado em 2004 por Caderno de Pesquisas em Administração, o Prof. Mestre Adonai José Lacruz a partir de pesquisa exploratória apresenta uma revisão literária sobre o tema jogos de empresas. Lacruz inicia sua obra cientifica relatando que há muitas deficiências na formação dos administradores em relação as expectativas do mercado, assim vários estudiosos que pensam o ensino da Administração tem apresentado propostas que minoram esse problema. Lacruz em seu artigo tem por interesse levantar discursões sobre o tema Jogos de Empresas, que na ultima década ganhou destaque no cenário empresarial e acadêmico.
Segundo Lacruz a origem dos jogos de empresas são oriundos dos jogos de guerra, através da simulação evitando o treinamento dos militares na pratica, que poderia trazer consequências negativas quanto aos resultados das tomadas de decisões. Em 1956 com o objetivo de oferecer aos executivos uma ferramenta de treinamento os Jogos de Empresas passou a ser usado como instrumento didático expandindo-se muito tanto nas empresas como pelas instituições de ensino superior, que começaram a incluir os jogos de empresas nos currículos dos cursos, permitindo aos estudantes simular num ambiente competitivo e carregado de emoção, das atividades gerenciais de uma grande empresa, com um alto nível de precisão. Os jogos de empresas nacionais iniciou-se na década de 70 e logo depois aliou-se o feedback.
O objetivo do treinamento está relacionado com o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisão e o didático, com a transmissão de conhecimentos específicos a partir da pratica experimental; constituindo os Jogos de Empresas uma técnica vivencial, o jogo tem por objetivo geral, aumenta do conhecimento, desenvolvimento de habilidades, fixação de atitudes, além do objetivo pedagógico que favorecem a