Gestão da distribuição
É quando uma empresa consegue se destacar no mercado, tendo uma marca valorizada e na mente dos consumidores, distribuindo e disponibilizando os seus produtos com excelência.
O que é logística?
A logística implementa e controla o fluxo da distribuição e do armazenamento eficiente das matérias primas e produtos acabados, desde os produtores até os pontos de venda, fornecendo informações relativas a todo este processo. O propósito da logística é garantir que materiais e produtos estejam nos locais onde devem estar da forma mais eficiente possível, gerando lucros para a empresa, e benefícios para o cliente.
Relacione vantagem competitiva e logística. Dê um exemplo – case empresarial.
O processo logístico é fundamental para que a empresa conquiste a sua competitividade, pois é através dele que a empresa vai eliminar custos desnecessários com transporte, armazenamento e outros, e garantir que o seu produto chegará até o seu cliente, nas condições acordadas no ato da venda. Por exemplo, a DELL tem como vantagem competitiva a personalização dos seus produtos, possível devido à sua extensa e altamente eficaz cadeia de suprimentos. Mesmo configurando produtos à maneira de cada cliente, a DELL consegue entregar o produto dentro do prazo e nas condições exigidas por cada comprador, tudo isso sem lojas físicas.
2) Quais são os “4 P´s” do Marketing?
Preço, praça, produto e promoção.
Existem mais “P´s”? Se sim, quais?
Pessoas, processos e Physical Evidences.
Existe um “P” que oferece maior vantagem competitiva? Se sim, qual? Explique.
Praça. Se seu produto está bem distribuído nos pontos de venda onde ele deve estar, ele será, sem dúvidas, consumido. Exemplo, a Coca Cola não seria a “Coca Cola”, se não houvesse uma Coca Cola geladíssima na padaria, no mercado, no bar, na lanchonete, e em outros estabelecimentos. É a gestão adequada da “Praça”, que