Gestão da Comunicação no Turismo: o caso da Embratur
Helton Luiz Damas*
Resumo
Atualmente, pode-se verificar que ainda há muitos esclarecimentos a serem feitos sobre como o Brasil conseguiu construir a imagem que hoje tem diante do mundo. O nosso país possui características singulares que por muito tempo foram exploradas pela Embratur. Dessa forma, muito mais do que desenvolver o turismo, a Embratur foi e continua sendo um importante interlocutor entre o Brasil e o mundo, tendo uma participação significativa na formação da imagem do país no exterior. Constituída na década de 1960, logo após o Golpe de 1964, a Embratur teve como missão principal projetar a imagem do Brasil no exterior, para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros e paralelamente desvincular do país a imagem negativa que a ditadura estava criando no mundo.Ao mesmo tempo em que a Embratur desenvolveu ações na promoção internacional do turismo brasileiro ela acabou por construir uma imagem do Brasil aos olhos de quem não conhece a realidade do país. Os questionamentos que são feitos em torno da Embratur, apenas poderão ser respondidos se analisarmos quais eram as reais motivações de suas campanhas publicitárias e se ela conseguiu cumprir com o seu papel de mostrar a realidade do Brasil.
Palavras-chave: Sociedade; Impacto; Cultura, Governança Pública.
1. Introdução
A Embratur é uma entidade que pertence ao governo federal e que possui como principal função desenvolver o turismo brasileiro. Foi fundada em 1966, em meio à ditadura e tinha como incumbência definir as políticas públicas de turismo e fazer a promoção turística do país no exterior.
Antes da Embratur ser constituída, o desenvolvimento da atividade turística no país ficava a cargo do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Desse modo, as políticas públicas de comunicação caminhavam em comunhão com as políticas públicas de turismo, ambas eram desenvolvidas de modo que o regime militar