Gestão da comunicação institucional
Especialização em Gestão da Comunicação Empresarial
Disciplina: Gestão da Comunicação Empresarial
Professora: Vera Damian
Alunos: Márcio Carlin e João Henrique Machado
1 – Identificação da organização
O Clube Amigos dos Animais é uma organização não governamental que atua em Santa Maria (RS). A entidade foi fundada há 20 anos por uma médica veterinária e algumas amigas que se dedicavam a ajudar os animais em situação de abandono nas ruas. Sem aporte técnico e teórico de como enfrentar situações como superpopulação de cães e gatos errantes, a solução primeira encontrada foi a criação de um abrigo particular, na propriedade de uma das voluntárias. Em pouco tempo, o local passou a ficar lotado, com cerca de 200 animais recolhidos.
A situação chegou a um limite e levou as integrantes do grupo a buscarem alternativas. Já nos seus primeiros anos, a organização passou a divulgar soluções para um controle do número de animais errantes como esterilização em massa, tolerância para animais comunitários e educação para posse responsável.
Em um primeiro momento, a estratégia funcionou, mas logo a população (humana) passou a ver a entidade como responsável por retirar os animais da rua ou mesmo resolver quaisquer problemas no que diz respeito a animais errantes, inclusive cobrando auxílio veterinário gratuito.
Foram 15 anos de muito trabalho e pouco resultado. Era necessário uma intervenção técnica sobre superpopulação de animais e um plano de comunicação.
2 – Marketing 3.0 - Identificar a comunicação x valores da organização.
A comunicação do Clube Amigos dos Animais, por ser formado por poucas pessoas centradas e coesas nos seus valores, sempre foi condizente com o que o grupo acreditava. A questão é que as pessoas não entendiam conceitos de Visão Sistêmica e Ecologia Profunda, por exemplo. Por mais que se tentasse traduzir os valores de compaixão e igualdade entre os seres no que tange o direito à vida digna, sempre se chegava