Betume
Características básicas – são polímeros,
Asfaltenos: aumenta a viscosidade e a dureza dos betumes. maltenos: tendo resinas, que define a característica sol/gel do betume sendo de natureza forte adesiva e dispersantes dos asfaltenos. Aromáticos são de 40 a 65% dos betumes com grande capacidade de dissolução dos hidrocarbonetos de elevada massa molecular.
Saturados – 5 a 20% são de baixa massa molecular, não polar e não viscosos.
São adesivos e aglomerantes, dispensam o uso de água, ao contrario dos aglomerantes minerais da construção civil. Processo físico pelo calor, água prejudica na adesão.
São hidrófugos , repelem a água.
Facilmente fundidos e solidificados, sendo ele termoplásticos, não possuem ponto de fusão, amolecendo em temperaturas variadas.
São inócuos: não integrando quimicamente com os agregados minerais.
Tendo possibilidade de ser recicláveis,
Tem ductilidade variável que pode ser afetada pela exposição direta na luz solar.
Deformação básica
Densidade próxima a da água
Envelhece exposto ao ar livre
Mau condutor
Incendeia-se com relativa facilidade
Sua constituição química dos betumes: são os asfaltenos, resinas e óleos. * Asfaltenos – mais importantes do betume, solúveis em CS 2 e no tetracloreto de carbono, sua ligações de waals, menores que 15% deles amolecem a 60 e 100°C. * Resinas asfálticas – menos viscosas e mais duras que os óleos, fração intermediaria entre petróleo e asfalto. * Óleos – determinam a plasticidade do betume, maior parte eliminada na destilação.
Suas aplicações são para a impermeabilização, de feltros asfálticos, mantas asfálticas, membrana asfálticas
Pavimentos asfálticos
Asfalto ou cimento asfáltico
Obtido pela a destilação, se fundindo