Recursos Minerais – Betumes
São Gonçalo, 2013
Generalidades
Betume é o nome genérico das substâncias sólidas, pastosas ou líquidas, compostas essencialmente de hidrocarbonetos solúveis em sulfeto de carbono. Alguns betumes contêm compostos oxigenados em quantidades apreciáveis, tornando-se pastosos ou sólidos. Os asfaltos são betumes mais ou menos oxigenados, sólidos ou pastosos, que apresentam um elevado grau de solubilidade em sulfeto de carbono.
Os produtos obtidos como resíduos da destilação do alcatrão, das turfas, linhitos e carvões são incluídos entre os materiais betuminosos; estes, em geral, contêm porções insolúveis nos solventes orgânicos por causa do carbono precipitado resultante da decomposição de hidrocarbonetos pesados.
Os betumes contêm materiais solúveis em éter de petróleo, que são denominados petrolenos e insolúveis nesse líquido, mas solúveis em sulfato de carbono, denominados asfaltenos, ocorrendo, às vezes, ainda materiais orgânicos insolúveis nesse último que foram chamados retenos.
O betume encontrado na Natureza provém muitas vezes da evaporação e oxidação de petróleo; quando é de natureza asfáltica, os betumes são verdadeiros asfaltos; em outros casos, apresentam-se no estado pastoso com certo grau de fluidez, contendo grande porção de petroleno e formando as substâncias que têm recebido a denominação genérica de malte.
Os betumes podem se apresentar em acumulações no estado de pureza, enchendo fendas de rochas ou na superfície do solo, ou ainda, sob a forma de impregnações em rochas porosas ou fraturas, formando os arenitos betuminosos, os calcários betuminosos e os folhelhos verdadeiramente betuminosos.
Os betumes são reconhecidos pelo ensaio de solubilidade no sulfeto de carbono ou no tetracloreto de carbono. São conhecidos desde a mais Alta Antiguidade e, já na Bíblia, há referências a essa substância, na época usada para calafetar embarcações. Na Terra Santa, eram conhecidas ocorrências de