betume conceito e caracteristica
BETUME: material cimentício natural ou manufaturado, de cor preta ou escura, composto principalmente por hidrocarbonetos de alto peso molecular, solúvel no bissulfeto de carbono. O termo inclui alcatrões e piches produzidos a partir do carvão.
ASFALTO: material cimentício de cor marrom escuro a preto, termo visco plástico, impermeável à água, pouco reativo, constituído por mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal componente é o betume, podendo conter oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequena proporção.
ALCATRÃO: líquido preto e viscoso que contém hidrocarbonetos e é obtido a partir da destilação destrutiva de matéria orgânica. É produzido também do carvão como subproduto da produção de coque.
Pode também ser produzido a partir do petróleo, madeira e turfa.
Os betumes podem ser de origem natural (encontrado em minas) ou progênica (obtidos pelo aquecimento do petróleo ou outros materiais orgânicos).
Os materiais betuminosos são compostos de betume com outras substancias (argila, areia, óleos, solventes, graxas, etc...) e são materiais de uso preponderante em pavimentações rodoviárias e em impermeabilizações. Também são usados em pinturas, isolamento elétrico, etc...
Ensaio de Penetração (NBR 6576): A penetração é definida como a profundidade, em décimos de milímetro, que uma agulha de massa padronizada (100g) penetra numa amostra de volume padronizado de cimento asfáltico, por 5 segundos, à temperatura de 25°C. Assim determina-se a dureza do material.
Ensaios de Viscosidade: A viscosidade é uma medida da consistência do cimento asfáltico, por resistência ao escoamento. A unidade do coeficiente de viscosidade mais utilizada é o Poise (g/[cm.s]). A viscosidade também pode ser medida em m2/s, ou mais comumente em mm2/s, unidade referida como centistoke (cSt).
No Brasil o viscosímetro mais usado para os materiais asfálticos é o de Saybolt-Furol. O valor da viscosidade é