Gestão Comunicativa
Disciplina: Gestão Comunicativa
Trabalho em um setor de comunicação e sou responsável pela edição das informações nas mídias sociais. Há pouco tempo foi contratado um estagiário para o auxílio nestas atividades. Às vésperas das eleições de 2014, ele muito eufórico e no calor das opiniões expostas em perfis pessoais, postou em seu perfil no facebook duras acusações a um dos candidatos, exibindo a todos os colegas da rede o seu pensamento e fazendo críticas pejorativas a todos aqueles que discordavam de seu ponto de vista.
Com o objetivo de evitar situações conflituosas no aumento de trabalho, o que poderia gerar a rescisão de seu contrato temporário, mantive uma conversação difícil com o estagiário, uma vez que discordava das acusações.
1. Protocolo para melhorar a argumentação
=> modelos mentais
Diálogo Indevido
O que dizer (Diálogo melhorado com base nos protocolos)
Eu – Temos que conversar sobre um problema grava que está ocorrendo. Suas opiniões estão causando tumulto e dividindo nossa equipe. Você não pode fazer isso.
Eu – Temos de conversar sobre um problema grave que está ocorrendo. Como cidadão, você tem liberdade de opinião, mas a partir do momento em que você está vinculado a esta instituição você deve evitar comportamentos que comprometam as suas atividades.
Por que você faz isso?
Já pensou nas consequências negativas de sua atitude?
Ele – Sou livre e responsável pelos meus atos. Onde está a liberdade de expressão?
Ele – Sou livre e responsável pelos meus atos. Onde está a liberdade de expressão?
Eu – Não está fácil arranjar outro emprego e esta rescisão pode atrapalhar você conseguir nova colocação no mercado.
Eu – Veja se eu compreendi. Você tem o seu ponto de vista que difere do meu e de outros colegas. Você quer ser respeitado, porém ofende aqueles que não coadunam com seus pensamentos. Acha que está agindo corretamente?
ELE - Não me importo se perder esse emprego.
ELE – Não me importo se