FUNÇÕES E PORTAS LÓGICAS
Esse ramo da eletrônica emprega em seus sistemas um pequeno grupo de circuitos básicos padronizados conhecidos como Portas Lógicas.
Através da utilização conveniente destas portas, podemos “implementar” todas as expressões geradas pela álgebra de Boole, que constitui a base de projetos de sistemas.Iremos tratar nesse trabalho apenas os blocos básicos.
1. FUNÇÕES LÓGICAS, AND, OR, NOT, NE E NOU
Nas funções lógicas existem apenas dois estados distintos que derivam da álgebra de Boole, sendo as variáveis e expressões envolvidas denominadas de Booleanas.
O estado 0 (zero)
O estado 1 (um)
O estado 0 representa portão fechado, aparelho desligado, ausência de tensão, chave aberta, não, etc. O estado 1 representa, então, portão aberto, aparelho ligado, presença de tensão, chave fechada, sim etc.
Sempre utilizamos o 0 e o 1 para determinar as situações, as variáveis booleanas podem ser determinadas apenas através dessas duas variáveis.
1.1 FUNÇÃO E OU END
A função E é aquela que executa multiplicação de duas ou mais variáveis. É também conhecida como função END (nome derivado do Inglês).
Sua representação algébrica para duas variáveis é S = A.B, onde se lê S = A e B.
CH A
CH B
E
S
Figura 1
Comandos:
Chave aberta = 0
Chave fechada = 1
Lâmpada apagada = 0
Lâmpada acesa = 1
Situações possíveis.
1º) Se tivermos a chave A aberta (0) e a chave B (0), neste circuito não circula corrente; Logo, a lâmpada permanece apagada (0): A = 0, B = 0 S = A.B = 0
2º) Se tivermos a chave A aberta (0) e a chave B fechada(1), a lâmpada permanece apagada
(0): A = 0, B =1 S = 0.
3º) Se tiver a chave A fechada (1) e a chave B aberta (0) a lâmpada permanece apagada: A =1,
B = 0 S = 0.
4º) Se tivermos a chave A fechada (1) e a chave B fechada (1), a lâmpada acende, pois circula corrente : A = 1, B = 1 S = 1.
Conclui-se que só teremos a lâmpada acesa quando tivermos as chaves A e B fechadas.