Gestão cadeia produtiva
Atualidade:
Feroz competição nos mercados globais;
Aparecimento de produtos com ciclo de vida curtos;
Maiores expectativas por parte dos clientes;
Constantes progressos tecnológicos; na comunicação e nos transportes;
Entre outros fatores...
... motiva a constante evolução da cadeia de suprimento e de diferentes técnicas para sua gestão eficiente.
A logística é em essência uma orientação e uma estrutura de planejamento que visam criar um único plano para o fluxo de produtos e informações por meio de um negócio.
A gestão da cadeia de suprimentos baseia-se nessa estrutura e busca conquistar articulação e coordenação entre os processos de outras empresas, ou seja, fornecedores, clientes e a organização em si.
Torna-se evidente que a gestão da cadeia de suprimentos envolve uma mudança significativa das tradicionais relações distantes, e até antagônicas, que tantas vezes caracterizam as relações comprador/fornecedor.
O foco da gestão da cadeia de suprimentos está na cooperação, na confiança e no reconhecimento de que, bem gerido, o “todo pode ser maior que a somo das partes”.
Definição de Gestão da Cadeia de Suprimentos: “A gestão de relacionamentos com fornecedores e clientes. A fim de entregar ao cliente valor superior ao menor custo para toda a cadeia de suprimentos”.
Foco: gestão de relações/relacionamentos.
Objetivo: resultados mais lucrativos para todos os participantes da cadeia.
Conceito de “Rede de Empresas”
Alguns autores apresentam a seguinte definição para Gestão da Cadeia de Suprimentos: “Uma rede de organizações conectadas e interdependentes entre si e trabalhando cooperativamente e em conjunto para controlar, gerenciar e melhorar o fluxo de materiais e informações de fornecedores para usuários finais”.
Os esforços devem ser dirigidos no sentido de alcançar maior Vantagem Competitiva.
Vantagem Competitiva: posição de superioridade duradoura sobre concorrentes em termos de preferência do