Absolutismo
Verdade absoluta na visão de Friedrich Nietzsche PRESIDENTE PRUDENTE 05/10/13 Terminologia: Absoluto sig. Independente, ilimitado, soberano, sem restrição, completo; imperioso que não padece de contradição: caráter absoluto; aquilo que existe independentemente de qualquer condição: metafísica procura o absoluto.
PARA NIETZSCHE a verdade absoluta é uma ficção: a verdade é uma mentira a partir do momento em que se pretende absoluta ou objetiva e não simplesmente um modo de ver, uma perspectiva, uma interpretação desse texto complexo que é o mundo. O filósofo coloca-se em oposição frontal ao platonismo e ao cristianismo, considerando-os uma espécie de platonismo popular. Dessa forma, rejeita qualquer distinção entre este mundo e outro, seja o mundo inteligível de Platão ou o paraíso cristão. Afirmava ele que só este mundo é real, com suas cores e movimentos, em constante mudança. Não admite a existência de uma outra realidade que seja inteligível, única e imutável: assim como também nega a existência de uma verdade necessária e universal. Para o filósofo, há apenas perspectivas diversas sobre um real que esta em permanente transformação e que se repete num eterno retorno.
JÁ EU vejo a verdade absoluta como sendo uma realidade inflexível, fatos fixos, invariáveis e inalteráveis que não existe, em nenhuma hipótese, nenhum círculo quadrado ou nenhum quadrado redondo. A existência de verdades relativas, e também da questão da subjetividade tão falada nos tratados de psicologia não excluem o fato da existência de verdades absolutas. O próprio empenho nas afirmativas negativas quanto a inexistência de uma