absolutismo
O absolutismo foi um sistema político que vigorou nas monarquias europeias durante os séculos XVI e XVII. Suas características básicas eram a concentração de poder nas mãos dos reis, uso da violência pelo governo, falta de liberdades e total controle social. O mercantilismo foi o sistema econômico utilizado pelos monarcas absolutistas, cujo objetivo principal era enriquecer os cofres das cortes. O Metalismo, balança comercial favorável, diminuição das importações e incentivos às exportações e exploração das colônias foram às características do mercantilismo.
Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XV ao XVIII), fez parte do período de transição entre o feudalismo e o capitalismo
O que ajudou a fortalecer o absolutismo: No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois interessava a ela um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos e reforma protestante, pois dividiu a população fazendo com que a igreja católica diminuísse seu poder.
Características resumidas do mercantilismo: interferência dos reis na economia, valorização do comércio, o Metalismo, a Balança Comercial favorável, Protecionismo alfandegário, Exploração das colônias.
Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.·.
Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela