Educação Ambiental
Os pesquisadores desse artigo considerando a necessidade de compreender a educação ambiental como um processo de apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, comportamentos, ideias, valores, habilidades e hábitos na construção coletiva e participativa da relação responsável da sociedade com o ambiente e também a sua importância na escola, buscaram estudar a necessidade de formação de educadores ambientais.
Estudos realizados sobre a inserção da educação ambiental nas escolas brasileiras de ensino fundamental indicam a necessidade de conhecermos mais esse processo, que segundo os autores é um tanto precário, as formas de inserção da Educação Ambiental nas escolas são muito variadas, assim como são os muitos fatores determinantes dessas propostas educativas.
Nesse sentido, os pesquisadores viram a necessidade de problematizar com a comunidade científica diretrizes, como também de criar, na formação inicial e permanente dos professores, espaços de discussão de formas adequadas de busca de informações sobre educação ambiental. Criando assim diretrizes para nortear os trabalhos dos educadores.
A primeira diretriz diz respeito à inserção interdisciplinar da Educação Ambiental na educação escolar:
“as publicações em educação ambiental dirigidas aos(às) professores(as) da educação básica devem estimular – na teoria e na prática – compreensão da inserção interdisciplinar da