gestão Cadeia de suprimento luana
Diante do ambiente competitivo das empresas, surge a preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e processos oferecidos por uma organização. Uma forma eficaz de se obter vantagem nesta competição é através do gerenciamento da cadeia de suprimentos. A qual aborda o projeto, o planejamento, a gestão e a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o fornecedor até o consumidor final. Ou seja, a gestão da cadeia de suprimentos é o processo de implantação da cadeia em uma empresa, interligando os participantes (fornecedores, fabricantes, distribuidores o os varejistas), cujo objetivo é a constante melhoria na eficiência, na redução de custos e a vantagem competitiva.
A cadeia de suprimentos pode ser utilizada em vários processos tais como a linha de produção de uma indústria, ou processo operacional de um banco ou funcionamento de um hospital, entre outros que tenham demanda de clientes
Historia da Cadeia de Suprimentos
Na década de 80, havia uma crescente preocupação com a diminuição dos custos e melhorar a capacidade de competitividade. Para tal, novas estratégias foram desenvolvidas, como o just in time e gestão de qualidade total. Porém, nos últimos anos, essas técnicas estão eficientemente empregadas, portanto devem passar para um próximo passo, que é a gestão da cadeia de suprimentos.
Nos EUA um dos grandes fatores que geram custos e desperdícios são transporte e estoque. Podem ser considerados como investimentos desnecessários, pois podem gerar estoques redundantes e estratégias ineficientes de transportes.
Para obterem maximização de lucros e ate de tempo, muitas empresas estão terceirizando suas operações logísticas. Também esta ocorrendo o compartilhamento das , através da atualização de dados de vendas, aumentando o sincronismo entre eles, diminuindo o lead time e aumenta eficiência de demanda. Desse modo, permite aos fabricantes que controlem a variação na cadeia de