A nova China
A república popular da china, é o quarto maior país do mundo em extensão territorial, ocupa quase 9,6 milhões de quilometro quadrados do extremo oriente da Ásia. Com uma linha de fronteiras continentais de mais de 22 mil quilômetros, mantem relações de vizinhança com 14 países, além de possuir um longo litoral, voltado para o oceano pacífico, onde se localizam o Japão e o Taiwan. ASPECTOS NATURAIS: Quanto ao relevo e a hidrografia podemos falar os seguintes destaques:
- Planícies: Ocupam quase todo o leste do país, na maioria com altitudes inferiores a 200 metros.
- Planaltos: Ocupam o centro e o norte do país, com altitudes entre 200 e 2 000 metros.
- Montanhas: O maior conjunto de montanhas do país esta na porção sudoeste, onde se erguem elevados planaltos e cordilheiras com altitudes superiores a 2 mil metros. A cordilheira do Himalaia é a maior do planeta, com diversos picosentre os de maior altitude do mundo. O clima da China sofre influencia de quatro fatores principais:
- Continentalidade: acontece porque da grande extensão territorial, que deixa o clima mais seco à medida que sai de perto do oceano.
- Latitude: Varia de 18º N a 53º N, com temperaturas mais altas no sul e vai abaixando à medida que vai indo para o norte.
- Altitude: é mais elevada longe do oceano, oque provoca invernos fortes no Himalaia.
- Monções: durante o verão do hemisfério Norte, os ventos sopram dos oceanos Índico e Pacífico, causando intensas chuvas, especialmente na faixa litorânea do sudoeste. ASPECTOS HUMANOS Apesar de ter a maior população do mundo, a China na sua maioria tem um grupo étnico, o han, ao qual pertencem 91% dos chineses. A densidade demográfica média do país é de 140 hab./km², mas há locais de baixa ocupação humana, como regiões montanhosas e desertas. Durante anos o governo chinês fez campanhas de pouco numero de filhos por casal, oque fez a taxa de natalidade cair, entre 1980 e 2010. A partir da década de 1990, a acelerada