Nova china
A China é um país muito grande cujo relevo contém montanhas, zonas montanhosas, planícies e colinas que ocupam 65% da superfície continental que ficam nas seguintes regiões distintas:
OESTE - cordilheiras e planaltos que descem em direção a leste, destacando-se a Cordilheira do Himalaia, com altitudes superiores a 4.000 m.
NOROESTE - os planaltos da Ásia Central, com destaque para o Sin Kiang, de estrutura sedimentar, onde estão presentes bacias hidrográficas sem escoamento para o mar, fundamentalmente o rio Tarim
NORDESTE - o planalto da Mongólia interior contorna o deserto de Gobi, onde se localiza a planície da Manchúria.
CENTRO-OESTE - o planalto do Tibete
LESTE - extensas planícies aluviais cortadas por grandes rios, como o Rio Amarelo (Huang Ho), com solos extremamente férteis.
SUDESTE - a planície da China setentrional, marcada pela presença do Rio Azul (Tsé-Kiang) e dos baixos planaltos da Bacia Vermelha.
A hidrografia chinesa contém numerosos rios. Todavia, a distribuição dos cursos fluviais é bastante irregular. A porção oriental do país é bem irrigada, pois os rios principais que são:
RIO AMARELO (HUANG HO) - nasce nas áreas montanhosas do Tibete em cujos vales floresceram a cultura chinesa em seus primórdios e deságua nas proximidades de Nanquim
RIO AZUL (YANG TSÉ-KIANG) - com 5.500km, também proveniente do Tibete e drena uma região habitada por centenas de milhões de pessoas, desaguando entre Nanquim e Xangai.
O clima da China baseando-se na temperatura pode-se dividir o território chinês em seis zonas: faixa equatorial, zona tropical, zona subtropical, zona quente temperada, zona temperada e zona fria temperada.
Este país sofre a influência de quatro fatores principais que são:
CONTINENTALIDADE: Como a extensão territorial da China é grande torna os climas mais secos quando avança mais ao interior do país como o deserto de Gobi que fica ao norte do país.
VENTOS MONÇÔNICOS: Quando é verão no Norte os ventos dos