Gestão ambiental
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio a ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. Desenvolvimento sustentável significa conseguir obter o necessário desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico.
O desenvolvimento econômico, que esgota recursos naturais e a capacidade da biosfera suportar nossa predação, tem ultrapassado limites e ameaça o planeta. Apesar do tempo já perdido em nossa trajetória comprovadamente insustentável, é possível alterar seu curso para seguirmos trajetos cada vez mais sustentáveis.
Embora a atual crise econômica mundial seja um risco de retração de investimentos em políticas ambientais, não pode mais ser adiada a decisão política para empreender o desenvolvimento sustentável na amplitude global que a gravidade exige. São necessárias diversas e contínuas estratégias de recuperação e conservação.
Não podemos prescindir de conhecimento e tecnologia, cuja utilização deve ser ampliada. Imprescindível também é a conscientização de todos os setores da sociedade no mundo para o uso eficiente da água, do solo, da energia, para o consumo racional, o comportamento responsável, para o valor dos bens materiais, para o preservar da vida cotidianamente.
Somos a humanidade pisando no delicado equilíbrio que nos é vital, no momento de escolher entre continuar na insustentabilidade ou ser aliada do meio ambiente, causar menor prejuízo e ter o lucro de existir. Portanto, precisamos inverter o sentido do desenvolvimento e mudar a qualidade de nossas relações econômicas, ambientais e sociais.
Justificativa
Destruir a natureza em troca dos apelos da voracidade do mercado de consumo é, antes disso, destruir as teias que sustentam a vida. O mercado, assim como toda a