Comparativo entre álcool combustível e gasolina
Na essência, o que diferencia o álcool da gasolina é que o primeiro é um combustível destilado principalmente da cana-de-açúcar portanto, trata-se de um recurso renovável, enquanto que o segundo é refinado do petróleo, de origem fóssil, não renovável. Vamos apresentar alguns detalhes.
Meio Ambiente
O primeiro ponto é o tão conhecido efeito estufa, quando se queima o combustível fóssil, libera-se uma quantidade de calor gerada na combustão e coloca-se no meio ambiente mais gás carbônico (CO2) do que a natureza consegue reabsorver, seja na forma de fotossíntese ou pela fixação na forma inorgânica, formando os carbonatos. As reações de absorção de gás carbônico necessitam deste combustível, mas como a natureza não consegue reabsorver o gás carbônico na mesma taxa em que é produzido, gera-se aí uma quantidade de calor que fica distribuída no ambiente, promovendo então o aquecimento do planeta, fenômeno este conhecido como efeito estufa. No caso da combustão de um combustível renovável, como o álcool, a quantidade de calor liberada hoje, será absorvida pela nova cana que será formada amanhã e o efeito se anula, não havendo saldo de calor disponível para aquecer o ambiente. Em verdade, o saldo é negativo, pois ao se formar a cana, ela fixa muito mais gás carbônico devido a formação de grande quantidade de raízes que ficam no solo, e ao ser cortada essas raízes permanecem por longo tempo na forma de matéria orgânica no solo, de degradação lenta. Portanto, a cana é um grande absorvedor de gás carbônico da natureza, reabsorvendo quantidades de calor que foram liberadas ao se queimar qualquer combustível.
A combustão do álcool é limpa, praticamente completa, pois é fácil queimar o álcool. É que sua molécula é muito simples, com apenas dois carbonos, é facilmente “desintegrável” e “ávida” por oxigênio, resultando muito pouco “resíduo” não queimado. Estes “resíduos” não queimados sempre causam prejuízo ao ser humano, pois compostos não queimados totalmente