PRÓ-ÁLCOOL AINDA NÃO MORREU
QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DO COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL.
BOA VISTA/RR
JUNHO/2008
PRÓ-ÁLCOOL AINDA NÃO MORREU
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade mostrar o que se discute hoje sobre o uso de combustíveis renováveis em especial o álcool combustível derivado da cana-de-açúcar. No trabalho serão expostos os prós e contras de uma provável substituição em massa da nossa frota de veículos automotores no caso movidos à gasolina pelo álcool.
Palavras chaves [flex, combustível, renovável, Bi-combustível, dióxido de carbono]
1. INTRODUÇÃO
Recentemente tenho mais uma vez me interessado pelo antigo Programa Nacional do Álcool Combustível (PRÓ-ALCOOL) do governo federal que visa à substituição substancial do combustível utilizado na frota de veículos em nosso país, no caso a gasolina pelo álcool.
Esse meu interesse pelo assunto partiu a principio desde os tempos colegiais por eu ter uma simpatia pelo combustível devido ele ser limpo e renovável, o que para hoje, recai muito sobre a discutida questão ambiental e também pelo fato de o meu primeiro carro, ter sido movido a álcool combustível o que desmistificou muito do que tinha ouvido falar sobre motores a álcool. Nesse trabalho o meu foco será voltado para causas e suas conseqüências de uma possível substituição do combustível utilizado em nossa frota nacional dos veículos automotores pelo álcool combustível. Além do mais, vendo que o Gás Natural Veicular (GNV) teve grande queda devido à dependência do gás da Bolívia, combustíveis renováveis se tornam mais interessantes.
2. HISTÓRICO GERAL
O Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo por álcool, financiado pelo governo do Brasil a partir de 1975 devido à crise do petróleo em 1973 e mais agravante depois da crise de 1979.
Em 14 de Novembro de 1975 o decreto n° 76.593º,