Gestão Ambiental
A segunda onda do ambientalismo corporativo foi impulsionada pelo acidente na cidade indiana de Bhopal, em 1984, causado pela emissão de gás venenoso que escapou de uma fábrica depesticidas de propriedade da Union Carbide, de origem norte-americana, e tido com um dos piores desastres industriais da história, provocando a morte de milhares de pessoas. Após esse acidente, a visãoda sociedade alterou-se de forma mais acentuada, exigindo respostas por parte das empresas.
Pressionadas pelas demandas sociais, as mudanças na postura industrial na década de 1980 foramevidenciadas na multiplicação dos chamados "selos verdes". Os primeiros "selos verdes" ainda se apoiavam em critérios simples, como a redução ou a eliminação de uma ou mais substâncias poluentes maissignificativas do produto. A evolução se deu observando critérios de redução do impacto ambiental desde a produção até o descarte final, compreendendo assim o ciclo de vida dos produtos.
Baseada nas questõesde valor, a terceira fase desse movimento iniciou-se na década de 1990. Desde então, uma visão mais sistêmica da questão tem se tornado regra, permitido a muitas organizações constatar que