Anatomia
É o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
O Dicionário Michaelis o termo anatomia abrange as seguintes acepções:
01 Disposição, forma e situação dos órgãos de um ser vivo
02 Compleição, aparência somática: a forte anatomia do atleta.
03 Arte de dissecar os corpos organizados a fim de estudar a estrutura dos órgãos e suas relações.
04 Tratado com as regras dessa arte ou os resultados de tal estudo.
05 Designa partes de um corpo dissecado, conservadas, ou aimitação dessas partes em material adequado, para fins didáticos.
06 Dissecção, autópsia.
07 Análise minuciosa ou exaustiva de uma obra qualquer, material ou de criação artística: O crítico fez a anatomia do romance.
08 Anatomia comparada: a que confronta arquétipos e suasvariações.
09 Anatomia descritiva: a que enumera os órgãos e seus sistemas.
10 Anatomia patológica: a que se ocupa em descrever as alterações causadas por diferentes moléstias ou síndromes patológicas. Linguagem anatômica
Quaisquer textos acerca de anatomia utilizam determinadas palavras que possuem uma conotação específica que visa tornar claro e inteligível o entendimento do que é dito. É por isso que, a seguir, serão apresentados os termos usados mais importantes, para o texto que segue e na descrição anatômica, acompanhados dos seus respectivos significados.
Os acidentes anatômicos serão descritos considerando o corpo humano sempre em posição anatômica.
A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Deve-se notar